Início de aulas remotas na rede municipal de Guajará-Mirim será 18 de fevereiro, anuncia Semed
NOTICIAS EM TEMPO REAL = EM BREVE DE CARA NOVA;As aulas da rede municipal de Guajará-Mirim serão retomadas no dia 18 de fevereiro, em sistema remoto.
Segundo informações, as aulas da rede municipal de Guajará-Mirim serão retomadas no dia 18 de fevereiro, em sistema remoto, anunciou a Secretaria Municipal de Educação, (Semed), já em relação às aulas presenciais Híbrido, a previsão é a partir de 03 de maio.
O anúncio foi feito pela Prof.ª Maria Elenilce do Carmo Duran, secretária Municipal de Educação, que enfatizou a criação do Plano de Ação de volta às Aulas/2021, para o retorno gradativo das aulas presencias. O Plano conta com a participação de representantes de diversos setores de repartições públicas, que tem como objetivo garantir o retorno seguros aos alunos e funcionários das escolas municipais da rede pública.
Secretária da Semed, Profa Maria Elenilce e a Coordenadora do Setor Pedagógico, Profa. Eny da Silva Rocha.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) no tempo estimado de 30 dias de aulas presenciais para a primeira turma que são os alunos do 4º e 5º anos dos anos iniciais e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A segunda etapa contemplará os alunos de 1º ao 3º ano. Segundo a secretária da Semed, nesse período para cada série, os profissionais terão a base para diagnosticar a situação de aprendizagem de cada estudante em relação à proposta curricular, tendo condições de planejar e elaborar o plano de trabalho de sua turma, este diagnóstico se aplicará dentro da proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A Educação Infantil (creche e pré-escola) continuará com aulas remotas, atividades impressas e orientações por grupos de WhatsApp e outros meios. Estando previsto o retorno das aulas presencias para o segundo semestre. Em relação aos estudantes com necessidade de Atendimento Educacional Especializado, continuarão com atividades remotas, sendo acompanhados pelo professor titular da sala de aula e devendo seguir a mesma proposição adotada com a creche e pré-escola.
De acordo com a secretária Prof.ª Maria Elenilce as escolas da rede municipal estão tomando todas as medidas necessárias para a adaptação física e sanitárias, sendo usado os recursos provenientes do Programa de Apoio Financeiro Municipal – PROAFIM, compras de EPIs, insumos indispensáveis para o início das aulas, com 25% de recursos próprios da Semed e com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Emergencial, encaminhado pelo Governo Federal. Salienta ainda a secretária, que após as adequações aos protocolos de segurança estabelecidos pelas esferas federal, estadual e municipal, ainda assim o Plano de Ação de volta às Aulas será concretizado após aprovado e autorizado pelos órgãos legais responsáveis e desde que se tenha assegurado a integridade física e psicológica dos alunos, profissionais da educação e comunidade escolar.
O Estado seguirá o Plano de Ação do município, estando o início do ano letivo com ensino remoto para a próxima segunda-feira, 22.
O mamoré