VEREADOR QUER CRIAÇÃO DO PROGRAMA PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E PAISAGÍSTICO DE GUAJARÁ-MIRIM E DIZ QUE É PRECISO “PRESERVAR NOSSA HISTÓRIA”

Requerimento apresentado, votado e aprovado pela Câmara Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira 12, de autoria do vereador Kerling Aparecido Moreira, o Kerling Brito (PODE), pede ao Poder Executivo Municipal a criação do “Patrimônio Histórico-Cultural e Paisagístico do Município de Guajará-Mirim”.

O pedido é feito diretamente ao prefeito Cícero Alves de Noronha Filho (DEM) e à secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, professora Wisnete de Paula Ojopi.

Em sua justificativa, o vereador afirma que “cultura é, antes de mais nada, educação com perspectiva de continuidade” e “a cultura de Guajará-Mirim deve ser garantida com a preservação e a defesa do valor cultural”.

Kerling quer a criação de uma comissão com nomes de servidores do município e de pessoas que conheçam ou estejam ligadas aos fatos da nossa história. A essa comissão competirá, de acordo com o autor da matéria, catalogar fatos, objetos e peças integrantes da história do município, como máquinas da extinta EFMM, o próprio prédio do Museu Municipal, bustos de bronze de personalidade da história, pontos turísticos, etc. inclusive com os existentes nos distritos de Surpresa e Iata, celeiros de grandes fatos de nossa história.

O vereador entende que a matéria é importante para difundir o turismo em outras cidades e regiões e incrementar a sua prática no município, que é o mais antigo e mais amazônicos de todos os que compõem o Estado de Rondônia.

Fonte: Assessoria