MENSAGEM AO DIA NACIONAL DAS CRIANÇAS

Hoje, 12 de outubro, é o dia mais importante do ano para o profissional da Educação Infantil, um dia de muita comemoração e também de reflexão.


A célebre frase ‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’ do livro “O pequeno príncipe” vai de encontro ao papel social do educador.

Que adultos queremos formar, pois as crianças aprendem simplesmente e puramente o que vivenciam, elas falam o que escutam, seu comportamento é afeiçoado pela educação que recebe, seus bons sentimentos ou seus piores defeitos são adquiridos nessa fase marcante de aprendizagem.

Se a criança aprende com hostilidade, ela aprende a agredir. Se ela vive sobre as críticas, ela aprende a condenar, por outro lado, se a criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente e se vive com incentivo, aprende a ser confiante.

Criança nenhuma merece receber uma educação sem significados, inveterada na falta de esperança e de fé, assim como não merece receber uma educação que a faça se sentir culpada por todos os problemas que permeia o processo de ensino, com isso ela aprende a ser tímida e a se sentir incapaz.

Se a criança vive com segurança e confiança, ela aprende a ter fé. Se vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma e aprende a encontrar amor e paz no mundo.

Nós professores temos a função de salvar vidas ou triste carma de extirpar almas. As crianças são jóias preciosas criadas por Deus, são meros receptores e reprodutores do amor ou do ódio.

Um dia muito feliz a todas as crianças de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e do mundo inteiro.

 

Autor: Professor Eurimar Kaymme