FOTOS: DESFILE CÍVICO MILITAR MARCA 7 DE SETEMBRO EM GUAJARÁ-MIRIM

As comemorações da Semana da Pátria-2018 em Guajará-Mirim tiverem seu ponto alto na manhã desta sexta-feira, 7, quando o Brasil comemorou 196 anos de independência e a população prestigiou comparecendo em peso à Avenida 15 de Novembro, tradicional local dos desfiles pátrios.

Diferentemente dos demais municípios de Rondônia, talvez pela pouca influência da migração de povos do sul e sudeste do país, e ainda pela presença de fronteira com o povo boliviano, o que leva a população a demonstrar de forma aguerrida o seu amor à pátria, Guajará-Mirim vinha, nos últimos anos, perdendo um pouco dessa tradição.

Contudo, desde a posse do prefeito Cicero Noronha de Alves Filho (DEM), no ano passado, as coisas começaram a mudar e buscar a volta das tradições. Assim, a partir das 08h da manhã de hoje teve início o desfile que emocionou o público presente.

À frente das comemorações e ao lado de autoridades e convidados especiais, Cícero Noronha aproveitou o desfile de hoje para prestar homenagem a duas autoridades que têm prestados, segundo o prefeito, relevantes serviços a nossa gente.

Uma dessas autoridades foi o Coronel do Exército Brasileiro, Fábio Pinheiro LUSTOSA, Comandante do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), unidade militar instalada em Guajará-Mirim no distante ano de 1932 e, portanto, parte integrante de nossa história.

A outra foi CARLOS Alberto PARAGUASSU Chaves, Superintendente Estadual do IBAMA em Rondônia, e  que é filho de Guajará-Mirim, tendo nascido no Distrito do Iata.

O desfile também foi prestigiado do Palanque Oficial pelo presidente da Câmara Municipal, vereador SÉRGIO Roberto BOUEZ da Silva (PSB) e outros vereadores, além do Comandante do 6º BPM Fron, Ten Cel Odinelson Gomes BRAGA, do Comandante do 5º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Ten Josimar Ribeiro BRAGADO, representantes da Aeronáutica e da Marinha, assim como autoridades civis e militares da cidade vizinha de Guayarmerin, Bolívia.

A grande novidade do desfile deste ano de 2018, foi a participação dos membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que completou 90 anos de vida em Guajará-Mirim. Seu desfile foi capitaneado pelo Pastor João Batista e sua esposa. O Pastor é presidente da Congregação em Guajará-Mirim e a igreja desfilou junto com os irmãos na avenida referenciando o nome do Senhor Jesus de Nazaré e exaltando a importância da data para o nosso povo.

O prefeito Noronha manifestou plena satisfação pelo desenvolvimento de toda programação da Semana da Pátria e teceu elogios aos componentes da Comissão Organizadora. E ao final fez um elogio particular e carinhoso à Primeira Dama Alessandra Cortez Noronha que não poupou esforços para que tudo saísse a contento e de agrado para a população nesta que é a festa mais importante do povo brasileiro – 07 de Setembro – Dia da Independência.

 CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIAR.

Fonte:  Guajará Notícias/João Teixeira – fotos

FONTE: GUAJARANOTICIAS FOTOS: JOAO TEIXEIRA