CÂMARA RECEBE SECRETÁRIO NACIONAL DA SAÚDE INDÍGENA

Em encontro que reuniu autoridades municipais, prefeito e vereadores, autoridades do Estado, líderes de conselhos, caciques de aldeias indígenas e imprensa digital, falada e escrita, o presidente da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, advogado Sérgio Bouez (PSB), recebeu na manhã de terça-feira (08), no plenário da Casa de Leis, o Secretário Nacional da Saúde Indígena, Marco Antônio Tocolini, que esteve na cidade como o objetivo de anunciar a liberação de recursos do Governo Federal para incentivo ao programa de atenção básica aos povos indígenas.

Travado pelas constantes falhas nos prospectos de execução, a liberação dos recursos da importância de R$ 3.300.000,00 (Três milhões e trezentos mil reais) só foi possível graças ao empenho do Coordenador Regional do Disei, João Cavalcante e do deputado estadual Eurípedes Lebrão (PMDB), que buscaram se envolver com afinco para conseguir este intento a favor da população indígena. Os recursos serão usados na atenção básica, construção e reforma de banheiros e lavanderias e no saneamento de todas as aldeias.

Após realizar a abertura do evento, o presidente do Legislativo passou a palavra ao deputado Eurípedes Lebrão, que fez questão de enobrecer o parlamento da Cidade Pérola por estar dando suporte e condições para que o Poder Executivo governe com liberdade sem abrir mão de sua obrigação de fiscalizar e vigiar eventuais atos falhos. O deputado ressaltou a importância destes recursos para a prevenção da saúde indígena, em especial em relação a atenção básica para as mulheres, crianças e idosos que habitam as localidades.

Em seu discurso, o Secretário Nacional Para a Saúde Indígena, enalteceu o empenho de todos os atores políticos que buscaram batalhar pelos recursos que irão melhorar as condições de vida dos povos indígenas. Advogou que a liberação do montante não pôde ser efetuada antes pela precisão de um plano-piloto para a aplicação e utilização dos valores. Terminou dizendo que vai orientar de forma regular os gestores para a adequada prestação de contas tanto aos órgãos de controle como também aos povos das aldeias.

Ao encerrar o evento, o presidente Sérgio Bouez agradeceu a todos os presentes ao encontro e endossou as palavras do Secretário Nacional da Saúde Indígena dizendo que a maioria populacional dos povos indígenas de Rondônia reside na região de Guajará-Mirim e que estes recursos serão de substancial importância na vida destes concidadãos

Fonte: Assessoria – Fabio Marques